Qual o futuro dos veículos impressos?

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Qual o futuro dos veículos impressos?

 

Que o conteúdo hoje em dia é multiplataforma é impossível questionar. O comportamento dos consumidores de informação, ou seja, eu, você e absolutamente todos que você conhecem mudou. Na verdade, evoluiu. Hoje, precisamos e somos capazes de sermos multi-tarefas e consumir informações de uma maneira mais veloz, mesmo que isso possa custar um pouco da nossa saúde mental.

O foco aqui é a importância do veículo impresso e seu atual status. O recuo do seu consumo é puro reflexo do ambiente atual onde a informação circula quase que na velocidade da luz e geralmente, de forma superficial. As pessoas têm perdido o hábito de se aprofundar em um assunto. Existem ainda aqueles que estão apenas lendo imagens (Quantas pessoas você conhece que se informam pelo Instagram ao invés de até mesmo portais de notícias?!)

Apesar desse cenário, os executivos do segmento de revistas, quando questionados sobre o futuro desses veículos, se mostram esperançosos em relação à diversificação dos formatos desse negócio. A pergunta que não quer calar é, como tornar relevante e importante na mesma medida que a informação e notícia da rede social ou do portal de notícias?!

Acredito que postar uma notícia seja fácil, qualquer um pode fazer. Todos somos uma plataforma de informação viva e ao vivo! Mas divulgar um fato, e ter esse fato recebido com credibilidade, de uma fonte extremamente confiável é para poucos. A boa e importante credibilidade jornalística e sua fonte sempre foi e continuará sendo o bem mais valioso no mundo da comunicação. As pessoas não deixaram de ler, procurar informação e conteúdo o tempo todo. Só mudaram onde procuram a informação.

Mas aqui temos argumentos importantes do porque a revista em papel ainda é importante para como as pessoas vão se informar, além de ser uma fonte super confiável para se comunicar. Pode ser até que, no futuro, ela não esteja no papel, mas não significa que não vai existir. O conteúdo de credibilidade do meio é algo importante. Quantas vezes um cliente nosso busca uma matéria que ele saiu no digital, mas ganha outra credibilidade se ele estampa uma capa ou uma matéria impressa. É uma chancela de que aquele artista está no caminho para ser consolidado. Estampar uma Vogue, GQ, Caras, Glamour, Veja, Istoé, entre dezenas outras mostra a importância que essa pessoa pública têm para o mercado da comunicação. Existe ainda o prazer de ver concretizado em algo palpável aquela conquista.

Outro ponto super importante é que os veículos não estão desatualizados, ou seja, estão bem de olho acompanhando o movimento da maneira de se comunicar. Muitos veículos têm pensado em uma maneira 360, unindo informação com experiência. A própria marca Caras, que conta com revista, site, rede social, com conteúdo super integrado, ainda conta com experiências e eventos em locais super incríveis onde os convidados estarão presencialmente em eventos autorais que possam repercutir no dentro do veículo.

De forma geral, é possível afirmar que estamos vivendo em um momento crossmedia onde toda forma de comunicação é válida. É importante ter em mente que a transformação digital muda diariamente, e que é necessário mudar junto com esse movimento. As empresas, os funcionários, os donos de companhias, de jornais, revistas e outros veículos impressos estão acompanhando o novo olhar do mercado. O mais importante é manter a credibilidade do seu veículo e garantir que seu consumidor tenha a liberdade de escolha de onde ele vai consumir a informação com garantia de qualidade, seja no meio físico ou digital.

 

(Por: Gregory Bernardino)

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